segunda-feira, 2 de novembro de 2015



Distintivo de Serviço da Polícia do Aeroporto de Lisboa  de 1945


O aeroporto de Lisboa foi inaugurado no dia 15 de outubro de 1942.

Cerca de 2 meses após a sua inauguração, foi colocado no Aeroporto de Lisboa o 1.º Destacamento da Polícia de Segurança Pública, que viria a ficar na dependência do Ministério das Obras Públicas e Comunicações, através da Ordem de Serviço nº 338 da PSP de Lisboa, do dia 4 de dezembro desse mesmo ano, passando esta a ser considerada a data de aniversário da Divisão de Segurança Aeroportuária do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Em 4 de julho de 1945 foi publicada a Portaria n.°11:016 a qual aprovava e regulamentava o plano de uniformes para o destacamento da polícia de segurança pública em serviço no Aeroporto de Lisboa. No capítulo III deste diploma é aprovado o Distintivo de Serviço do privativo do Aeroporto de Lisboa, o qual era usado sobre o bolso esquerdo. Uma versão mais pequena era utilizada no boné d serviço (Capítulo II, Art. 5.º a)). Atualmente este distintivo não se encontra em uso oficial pela PSP. Este era ordenado da seguinte forma:

- O escudo de ARMAS NACIONAIS, envolvido pelas letras “AEROPORTO DE LISBOA” em maiúsculas, de estilo elzevir e encimado pela CRUZ DE CRISTO, sendo esta ladeada por duas ASAS, apontadas para cima sobre nuvens, tudo em metal cromado.

Para assinalar esta data, tive o prazer e a honra de colaborar na recriação deste distintivo, sendo que aqui vos deixo a minha versão. Espero que gostem.


   


 http://www.legislacao.org/primeira-serie/portaria-n-o-11016-275145

Sem comentários:

Enviar um comentário