domingo, 8 de junho de 2014

Estudos e pormenores Brasão de Armas da Polícia De Segurança Pública


Escudo - de azul, 1 estrela de 6 pontas de prata.



Elmo: de grades de prata, forrado de púlpura, a 3/4 a dextra.

Timbre - 1 falcão esvoaçante de prata, sancado de vermelho.


Condecoração - circundando o escudo, o colar de grande-oficial da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Distintivo
O distintivo da Ordem Militar da Torre e Espada é uma estrela de cinco pontas de esmalte branco perfilada de ouro, assente sobre uma coroa de carvalho de esmalte verde perfilada e frutada de ouro, tendo entre as duas pontas superiores uma torre de ouro e iluminada de azul, sendo a estrela carregada, ao centro, de um círculo de ouro com uma espada de esmalte azul, posta em faixa sobre uma coroa de carvalho de esmalte verde e realçada de ouro, tudo envolvido por coroa circular de esmalte azul filetada de ouro, com a legenda "Valor, Lealdade e Mérito", em letras maiúsculas de ouro. No reverso, ao centro e em campo de esmalte azul, o escudo nacional, circundado da legenda "República Portuguesa", em letras maiúsculas de ouro.
A cor da Ordem é o azul ferrete.

Grande-Colar: colar formado, alternadamente, por torres de ouro e iluminadas de azul, e espadas de esmalte azul dispostas sobre coroas de carvalho de esmalte verde perfiladas e frutadas de ouro, suspensas em corrente dupla dourada. Ao centro, sobre duas espadas de esmalte azul cruzadas e suportada por dois dragões de ouro, uma torre do mesmo metal e iluminada de azul. O colar tem pendente o distintivo da Ordem, com a torre coberta.

Banda do Grande-Colar: banda de seda azul ferrete, posta a tiracolo da direita para a esquerda, tendo pendente sobre o laço o distintivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário